Uso inteligente do botão ‘secreto’ pode reduzir o consumo de combustível

Uso inteligente do botão ‘secreto’ pode reduzir o consumo de combustível

Existe um botão que todos os carros equipados com ar-condicionado têm, e muitas pessoas ignoram ou não sabem como usá-lo. Essa função “secreta”, capaz de reduzir o consumo de combustível, viralizou há alguns meses, com mais de 500 mil curtidas no perfil megansbubble do TikTok.

A postagem explica exatamente para que serve e como operar o botão poupador de dinheiro, que ativa a recirculação de ar no interior do veículo. Apesar de trazer vantagens, ele deve ser usado com moderação devido aos riscos à saúde e à segurança, segundo as próprias montadoras.

“Aposto que você não sabia para que serve esse botão do carro”, diz a tiktoker norte-americana Megan.

A julgar pelos milhares de comentários com dúvidas de internautas na respectiva publicação, a influenciadora está certa. Nós, do UOL Carros, aproveitamos a oportunidade para explorar o assunto com a ajuda de um especialista.

De acordo com Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, o botão de recirculação bloqueia a entrada de ar externo na cabine do carro, desde que os vidros estejam fechados, e faz com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do veículo.

O equipamento pega o ar já resfriado e o refrigera um pouco mais, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Isso faz com que o interior do veículo esfrie mais rapidamente, e o compressor trabalha menos, economizando combustível.

Romio explica que o compressor, responsável por “empurrar” o gás refrigerante para dentro de um radiador onde o ar é resfriado, aumenta o consumo por ser acionado pelo motor a combustão. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, mais economia você terá. De acordo com estudos, o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o consumo de combustível.

Também é importante destacar que a recirculação é uma aliada na prevenção do ingresso de ar poluído ou maus odores no interior do carro.

No entanto, a recirculação pode trazer riscos quando a temperatura ambiente é menor do que a interna, o que pode causar embaçamento nos vidros devido à condensação do ar quente gerado pela respiração dos ocupantes. Isso prejudica a visibilidade e aumenta o risco de acidentes.

A recomendação das fabricantes de veículos é não acionar a recirculação nessas situações para permitir a entrada de ar externo. Hoje em dia, muitos carros desligam automaticamente a função ou impedem sua ativação quando ligamos o ar-condicionado no modo de desembaçamento, como o Volkswagen Taos, que possui um sensor para detectar quando os vidros estão prestes a embaçar e desativa a recirculação nesse caso.

Além disso, o uso prolongado da recirculação pode tornar o ar da cabine “viciado”, o que pode causar cansaço rápido e falta de concentração do condutor, aumentando o risco de colisões e acidentes graves. Portanto, é recomendável usar o modo de recirculação do ar apenas por curtos períodos e desligá-lo quando não for mais necessário, como alerta o manual do Volkswagen Taos.

Alertas semelhantes estão presentes nos manuais de proprietários de veículos de outras marcas. Também existem casos nos quais o bloqueio do ar externo é acionado quando você ativa a função “Auto” do ar-condicionado, na qual o sistema busca atingir a temperatura selecionada o mais rapidamente possível, como destaca o manual do Chevrolet Onix.

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